5 dicas para cuidar do umbigo de um recém-nascido
O nascimento do bebê é um momento muito especial para papais e mamães. A alegria de conhecer o rostinho do pequeno e de senti-lo nos braços é indescritível.
Contudo, quando chega a hora de ir para casa, alguns pais se sentem apreensivos quanto aos cuidados com o filho, ainda tão pequenino e frágil. E um dos principais medos nos cuidados com o recém-nascido está na higienização do umbigo de bebê
final, só de olhar aquele pedacinho de coto preso à criança, já dá uma certa agonia, não é mesmo? Isso sem falar nos mitos que cercam o assunto.
O que é o coto umbilical?
Antes de falarmos dos cuidados propriamente ditos, é importante que você entenda exatamente do que se trata esse coto. Assim, fica mais fácil desconstruir algumas impressões e mitos que giram em torno do assunto.
Durante a gravidez, o cordão umbilical foi o grande responsável por garantir a oxigenação e a nutrição do bebê, ligando, por meio da placenta, mãe e filho.
Contudo, depois do parto, esse cordão é cortado — e não precisa se preocupar, a criança não sente absolutamente nada nesse procedimento —, e o que resta dele é um pedacinho, de cerca de 2 a 3 cm, ligado à barriguinha do recém-nascido. Esse pedacinho é chamado de coto umbilical.
Para que o umbigo de bebê cicatrize direitinho, é importante que papais e mamães mantenham uma rotina de cuidados e higienizações.
Olá talvez você tabtam pode gostar de outros assuntos :
💄 BELEZA.
💄 MAQUIAGEM.
💄 CABELO.
💄 ALIMENTAÇÃO.
💄 DICAS PARA AS MAMÃES.
💄 SUGESTÕES DE NOMES 2018
Você sabia que temos uma página no Facebook onde postamos esses e outros assuntos? Venha você também fazer parte clique no ícone abaixo para curtir nossa página!
Como cuidar do umbigo de bebê recém-nascido?
1. Lave bem as mãos antes de iniciar a limpeza do umbigo
O principal risco que cerca o coto umbilical é o de infecção. Por isso, antes de começar a assepsia, certifique-se de estar com as mãos bem limpas. Lave-as com sabão neutro, esfregando bem punhos e unhas para evitar que impurezas sejam levadas ao recém-nascido.
Para que o umbigo de bebê cicatrize bem, é fundamental manter a região seca e limpa. Portanto, o ideal é que a higienização seja feita a cada troca de fralda.
Antes de ter contato com a região íntima do pequeno, faça a limpeza do coto umbilical. Com um cotonete, passe álcool 70% em toda extensão do umbigo do bebê. Lembre-se de levantar o coto com delicadeza e limpar a região que fica na parte de baixo.
Durante o banho, somente água e sabonete neutro são necessários para a higienização da área, que deve ser feita sempre com cuidado e delicadeza.
3.Evite traumas na região
A principal orientação é manter o coto protegido por dentro da fralda, atentando-se para não apertá-la demais ao fechar. Assim, é possível evitar o atrito com as roupas, que pode causar irritação na área.
Após o banho, nunca seque a região diretamente com a toalha. O ideal é utilizar uma gaze, batendo levemente no umbigo do bebê.
4.Fique atento a alterações
Sinais de infecções devem ser observados atentamente: sangramento, vermelhidão, secreções e inchaço na região umbilical pode ser normal, principalmente quando acontecem traumas na região, como atrito com roupas ou fralda. Contudo, se acontecer com frequência ou em excesso, procure o pediatra.
Um cheiro forte e desagradável também pode ocorrer como sinal de cicatrização, porém, se permanecer por um longo período, pode ser sinal de infecção e deve ser avaliado o quanto antes pelo médico.
5. Continue os cuidados mesmo após a queda do coto
Em até 15 dias, é comum que o coto umbilical escureça e caia sozinho. Entretanto, é muito importante que os pais mantenham os cuidados de higienização e assepsia do local para garantir a cicatrização.
Nada de aderir à moda dos antigos de usar faixas, moedas ou até mesmo pó de café no umbigo do bebê. Essas são medidas reprovadas pelos médicos e podem causar infecções sérias.
Post a Comment