Header Ads

Escarlatina: causas, cuidados, sintomas



A escarlatina, ou febre escarlate, é uma infecção de fundo bacteriano causada pelos estreptococos. A doença tem como características erupções vermelhas, acompanhada de febre e, às vezes, amigdalite e faringite. Afeta, em geral, crianças entre 6 a 12 anos, mas pode adoecer qualquer pessoa.

É uma condição que não é grave, mas requer tratamento para evitar que suas consequências piorem com o passar do tempo. Tratamento este que é preciso o uso de antibióticos.





⚫ BELEZA.
⚫ MAQUIAGEM.
⚫ CABELO.
⚫ ALIMENTAÇÃO.
⚫DICAS PARA AS MAMÃES.
⚫ SUGESTÕES DE NOMES 2018



•Causas da escarlatina

A escarlatina se contrai com a proximidade direta com as bactérias estreptococos, que podem ser encontradas no nariz ou na garganta.

Quando alguém infectado tosse, espirra, ou solta gotículas de saliva ao falar, e uma segunda pessoa tem contato próximo, corre um alto risco de “pegar” a doença. Isso também implica, portanto, se alimentar com os mesmos utensílios que a pessoa que está infectada.

A escarlatina também pode ser contagiosa pelo contato direto com feridas na pele que surgiram da doença. Sendo uma condição frequente em crianças, geralmente é contagiosa na escola devido à alta presença de meios de contágio.

• Sintomas da escarlatina

⬛ Febre alta, em torno de 38 graus;
⬛ Pele vermelha, com erupções cutâneas, especialmente na dobra dos cotovelos, axilas e virilha. Após dias, a descamação da pele também ocorre;
⬛ Clareamento e inchaço da língua ou parte inferior da garganta. É possível também corar muito depois disso, o que é conhecido como “língua de morango”;
⬛ Enxaqueca, calafrios, náuseas e vômitos;
⬛ Inflamação das glândulas ou garganta bem avermelhada, o que dificulta a deglutição;Dor geral no corpo, sentindo cansaço.

Uma vez que a bactéria entra em contato com o corpo, os primeiros sintomas que geralmente aparecem são dor de garganta e febre. Depois, as bactérias começam a produzir uma toxina que causa erupções cutâneas em diferentes partes da pele, de cor avermelhada.
Comumente se inicia na área do pescoço e do rosto, estendendo-se depois para todo o corpo. Este processo leva de um a dois dias desde o aparecimento da bactéria.




• Outros problemas derivados da escarlatina

⬛ Febre reumática: doença de ordem inflamatória que afeta o sistema cardíaco, articulações, pele e cérebro;
⬛ Doença nos rins: a escarlatina desencadeia uma inflamação renal de nome glomerulonefrite pós-estreptocócica;
⬛ Otite: infecções frequentes do ouvido em crianças;
⬛ Pneumonia: infecção do parênquima pulmonar;
⬛ Artrite: articulações atingidas por inflamação;
⬛ Infecções cutâneas;
⬛ Abcessos na garganta.

















• Prevenção da doença

A higiene é a maneira mais eficaz de evitar contrair a doença. Manter as mãos limpas é essencial para evitar ser infectado por possíveis bactérias que as atinjam.

Além disso, evite objetos pessoais da pessoa infectada, como talheres, roupas ou toalhas.


•Diagnóstico

Um teste estreptocócico é geralmente realizado para verificar se há algum tipo de bactéria na garganta para determinar a causa do desconforto. Isso é feito por uma cultura de garganta ou swab, que envolve a coleta de uma amostra da saliva e das células da mucosa.

Às vezes, um exame sanguíneo também é feito para verificar se a infecção ocorre por estreptococos ou outro agente infeccioso.



• Tratamentos convencionais

Quando a escarlatina é diagnosticada, geralmente o médico prescreve um antibiótico para eliminar as bactérias. Isso também impede a contração de febre reumática ou faringite estreptocócica.

Os antibióticos podem ser orais ou injetáveis e os mais comuns são a amoxicilina ou a penicilina.

Também são geralmente prescritos medicamentos específicos para curar erupções cutâneas.



Quer ganhar dineiro sem sair de casa conhesa o melhor encurtador de links.







Nenhum comentário